Olá, mulheres…

Fundada em agosto de 2010. O ODARA – Instituto da Mulher Negra é uma organização feminista negra que visa superar em nível pessoal e coletivo a discriminação e o preconceito, bem como buscar alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afrodescendentes e seus familiares na sociedade.

A Bahia é o estado com maior número de famílias chefiadas por mulheres em relação ao restante do Brasil, a elas são destinadas todo o tipo de responsabilidade, desde o sustento a outros cuidados familiares (saúde, educação, segurança, moradia…) e, é esta mesma mulher que vem engrossando o percentual de pobres no Brasil. Não é por acaso que os dados estatísticos apontam para uma pobreza que tem cor e raça, a tão falada feminização da pobreza tornando as mulheres vulneráveis a todo tipo de violência, em especial as mulheres negras.

O Instituto surgiu a partir da constatação acima, de que as especificidades do ser mulher e, negra, pobre, na sociedade brasileira pressupõe um conjunto de desvantagens, tais como: menor salário, menor acesso a níveis elevados de formação, celibato involuntário, maior responsabilidade no sustento familiar, maior índice de desemprego e miséria, quando articuladas vão agudizar a exclusão e muitas dessas não contempladas nas bandeiras de luta dos movimentos sociais.

Diante desse quadro, cinco organizações de mulheres negras de Salvador(N’zinga–Coletivo de Mulheres Negras, Associação Renascer Mulher, OPAXORÔ –  Serviços Educacionais, Uniart, Obirinlá ) refletiram, problematizaram e por fim pactuaram e criam ODARA Instituto da Mulher Negra. Um espaço com a finalidade de atuar na mobilização e articulação política das mulheres negras do estado da Bahia, tendo como referencial teórico os princípios da ancestralidade, identidade e organização.

Anúncios
Categorias: Sem categoria | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Olá, mulheres…

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: