Atenção: Marinha está proibindo atividade cultural do OLODUM na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

Hoje, 08.07.2012, o Bando de Teatro Olodum, um grupo artístico-cultural, que há 23 anos atua em Salvador, no Brasil e no mundo em defesa de uma ação cultural afirmando os direitos da população negra (é como nós ativistas negras e negros entendemos a atuação deste grupo), por conta da situação de contagem regressiva de um mês para assegurar os direitos, inclusive de expressão, da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, foi mobilizado pelo CDCN e organizações apoiadoras da luta de Rio dos Macacos para fazer uma apresentação em e pelo seu território.

Vale ressaltar que o Bando de Teatro Olodum, em 6 de fevereiro do ano corrente, foi um dos primeiros grupos artísticos no Brasil a se pronunciar em defesa dos direitos de Rio dos Macacos, como grupo residente do Teatro Vila Velha, uma experiência de artistas baianos que há 46 anos se manifesta pela afirmação da democracia efetiva no Brasil. Portanto, mantendo sua coerência desde o início, agora, num momento de agonia da comunidade, onde há muita tensão pela decisão do juiz, quanto à sentença de desocupação de seu território em 01 de agosto/2012, o Bando novamente se manifesta, como fez em Ato Público com diversos artistas, em 06 de fevereiro de 2012, no Vila Velha.

A cultura, sem adendos, desde sempre é um importante instrumento de luta, e, ler Candades tem ligação ancestral com a luta que por hora travam os/as quilombolas de Rio dos Macacos. São estes os motivos da atividade que ocorrerá em Rio dos Macacos hoje, 8 de julho de 2012. Pois como nos disse Torquato nos anos 1960, “é preciso ter cultura pra bater na estrutura”.

Saudações quilombolas,

Vilma Reis
Presidente do CDCN-Bahia 
Tel. 9353-2172

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: