No Bom Dia Ministro, Luiza Bairros fala sobre o Estatuto da Igualdade Racial e o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

O Bom Dia Ministro desta quarta-feira (25/7) entrevista a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, Luiza Bairros. No programa, a ministra fala sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que completa dois anos, e sobre o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, instituído no dia 25 de julho de 1992, como marco da luta contra a opressão. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. A data marca a luta e a resistência da mulher negra contra a opressão de gênero e raça.

As mulheres negras representam o mais baixo patamar de valorização no mercado de trabalho. Um dado específico que retrata bem a situação é o fato de que a taxa de desemprego entre mulheres negras (12,81%) é mais que o dobro da atribuída à população masculina branca (5,49%). A representação da mulher negra no mercado de trabalho informal se reflete também quando o assunto é contribuição à Previdência Social. Somente 45,37% delas são contribuintes, para uma taxa de 62,35% de homens brancos. Os dados são de pesquisa divulgada pela OIT, do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Dois anos do Estatuto – O Estatuto da Igualdade Racial, instituído pela Lei 12.288/2010, expressa legítimas demandas da população negra. Neste ano, completa dois anos da sanção e se constitui num importante instrumento para que as desigualdades raciais sejam reconhecidas e abordadas em diferentes níveis de governo. O Estatuto estipula que o Estado desenvolva políticas públicas que visem à promoção, à preservação e à disseminação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

Eventos esportivos – O governo federal firmou protocolos de intenção com os governos da Bahia e do Rio de Janeiro em novembro de 2011, que prevêem uma série de ações conjuntas a serem implementadas para garantir a inclusão da população negra nas atividades decorrentes de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que o Brasil sediará em 2014 e 2016. Além da parceria firmada, foram realizados nos dois estados o Seminário de Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos, cujo o objetivo era trazer para os governantes brasileiros a experiência de fortalecimento do empreendedorismo negro nas Olimpíadas de Atlanta em 1996.

A ex-prefeita de Atlanta, Shirley Franklin, responsável pela implementação do programa nos EUA, foi palestrante no seminário, que integra o Plano de Ação Conjunto entre o Governo Brasileiro e o Governo dos Estados Unidos da América para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade, conhecido como Japer.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Rádio Tupi (Rio de Janeiro/RJ); CBN Manaus (Manaus/AM); Verdes Campos FM (Teresina/PI); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Caiari AM (Porto Velho/RO); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Roraima (Boa Vista/RR); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Itatiaia (Belo Horizonte/MG); Bandeirantes (São Paulo/SP); FM Cultura (Porto Alegre/RS); Massa FM (Curitiba/PR); Mirante (São Luís/MA); Tribuna 590 AM (Vitória/ES); Difusora 640 AM (Goiânia/GO); e Tropical (Simão Dias/SE).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da Repúblicahttp://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Fonte: Planalto.gov.br

A íntegra do programa pode ser ouvida no site da Empresa Brasileira de Comunicações – EBC

Fonte: Seppir

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: