Violência contra jovens negros motiva parceria Senado e Secretaria da Igualdade Racial

No Brasil, a maioria dos homicídios atinge os jovens. Números de 2010, por exemplo, revelam que 50% dos assassinatos registrados tinham com vítimas jovens entre 15 e 29 anos – 75% dos quais eram negros. No entanto, a população ainda não tem a percepção da gravidade desses índices, que expressam formas de preconceito e discriminação. É o que revela a pesquisa “Violência contra a juventude negra no Brasil”, realizada pelo DataSenado, que será divulgada nesta quarta, 7, pelo Presidente José Sarney, às 11h30, na sala de audiências da Presidência do Senado. 

A pesquisa inédita e a primeira ação da parceria entre o Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), motivada justamente pela violência revelada nos números oficiais e parte da campanha “Igualdade Racial é Pra Valer”. Lançada em março de 2011 pela ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, a campanha quer reforçar – ou despertar – a consciência social para o problema da discriminação e incentivar iniciativas do Estado, do setor privado e da sociedade civil que contribuam para o respeito às diferenças.

O DataSenado entrevistou 1.234 pessoas de 123 municípios do país, incluindo todas as capitais, de 1º e 11 de outubro último, para investigar a opinião popular sobre as causas da violência – quem são as pessoas mais vulneráveis e qual é a experiência pessoal dos entrevistados em relação ao racismo. “Os resultados desse levantamento permitirão identificar discrepâncias entre as opiniões captadas e as estatísticas oficiais”, avalia a ministra Luiza Bairros.

Fonte: Senado

Anúncios
Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: