Lideranças femininas serão destacadas na publicação Mulheres de Axé

ImagemMãe Estella

Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo Mulheres de Axé, cujo lançamento acontece na próxima terça-feira (2), em Salvador. A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de Yalorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana. O ato de lançamento será realizado no Forte Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 18hs. A iniciativa é fruto de parceria entre o governo do Estado, através das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil, juntamente com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania

ImagemEbomi Nice

A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades. Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferecerá um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral.

O material terá, ainda, um DVD com imagens e depoimentos sobre a atuação das mulheres na afirmação da identidade racial e empoderamento dentro das casas de axé, assim como e sua relevância nas comunidades em que estão inseridas. A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia. O evento de lançamento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações acerca da luta das mulheres. A solenidade contará com a presença secretários de Estado, representantes dos povos de santo, atração cultural, entidades do movimento negro, de mulheres, entre outros convidados.

Serviço:

O quê: Lançamento do catálogo Mulheres de Axé.

Quando: Terça-feira (02 de abril de 2013), às 18hs.

Onde: Forte Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira).
Endereço: Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio – Salvador/BA

Contato:
Secretaria de Políticas para as Mulheres (ASCOM) – 71 3117-2818 / 9721-5130

Coletivo de Entidades Negras (CEN) – 71 9225-9992

*Fotos: Jean Claude Aldonce

Mais informações:

 Mulheres de Axé

O catálogo ilustrativo “Mulheres de Axé” é apresentado em capa dura, no tamanho 30×24 cm, fosco com detalhes em gloss, com 360 páginas, em papel couchê 115g, contendo fotos, ilustrações e textos. Oferece ao leitor informações sobre os duzentos terreiros cujas lideranças femininas fazem história. Trabalha  a trajetória de vida e superação destas mulheres em seus espaços religiosos e comunidades. O material terá uma tiragem inicial de dois mil exemplares que serão distribuídos a entidades ligadas à garantia de direitos e empoderamento de mulheres, bibliotecas públicas, terreiros pesquisados, às universidades baianas e aos centros de pesquisas da cultura afrodescendente. Em anexo ao catálogo, um DVD especial contendo entrevistas que abordam, inclusive, o tema da intolerância religiosa, que inspirou a criação de lei federal sobre o assunto.

Março Mulher

Conjunto de atividades do mês de março, período dedicado à luta feminista em todo o mundo. Diversos eventos, atos e mobilizações foram desenvolvidos em Salvador e no interior do estado, lembrando as conquistas femininas e provocando a reflexão sobre os principais problemas que ainda atingem esta parcela da população. O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), potencializa estas movimentações. Entre as ações realizadas neste mês, estão o lançamento de edital de apoio, homenagem às trabalhadoras da Arena Fonte Nova e a campanha “Virando o Jogo”, que trabalhou a valorização das mulheres e o incentivo à superação das adversidades, violência e todas as formas de discriminação sofridas pelo público feminino.

 Ascom SPM/BA

Anúncios
Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: